Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Segunda-feira, 18 de Junho de 2007
As várias da semana
Vários assuntos chamaram a atenção ao longo destes últimos dias:
Educação
A M. Educação parece querer ofuscar as reformas correctas que estão a ser feitas no ensino básico e secundário com algumas asneiradas, nomeadamente a situação da inconstitucionalidade da medida da repetição de exames do ano passado, a falta de rigor na correcção dos testes de aferição de português e matemática (talvez para não apoquentar as criancinhas coitadinhas ou mesmo os professores que contra isto pouco protestam) associada à "demissão" da associação de professores de matemática. O "eduquês" contra-ataca.
Eleições em França
Sarkozy vence como se esperava, com a maioria que lhe permite fazer o tipo de reformas que poucos esperavam que os franceses quisessem. No entanto os resultados demonstram que os franceses vão estar atentos não dando a "carta branca" de mais de 4 centenas de deputados que se previa.
As extremas esquerda e direita caiem, com a extrema-direita a desaparecer. Para esta última bastou a inteligência de Sarkozy. Um discurso duro qb para esvaziar a atractividade da Frente Nacional de Le Pen que no resto é pouco mais que um vazio de ideias.
Curioso o facto do partido português "irmão" da FN de Le Pen, que considerava a FN a sua "inspiração", nunca mais tenha comentado as eleições (presidenciais e legislativas) em França. Parece que agora a França ou a FN nem existem para esse partido. Porque será ?
Novo aeroporto de Lisboa
Sobre o NAL (como agora é chamado para não ferir susceptibilidades), a "dança" continua.
Como já foi aqui referido o lobby do Norte está a fazer tudo para que não seja construido o novo aeroporto de Lisboa, ainda mais como novo pólo de desenvolvimento nesta zona. Qualquer ceguinho (sem ofensa a estes), vê isso.
Mais uma prova é como agora e só agora o sr. Rui Moreira da quase desconhecida a nível nacional Associação Comercial do Porto vem falar da "combinação" entre a CIP e o 1º Ministro sobre o estudo apresentado (não sabia disso há meses ?), que o Governo queria que o estudo fosse apresentado por uma única entidade, CIP (talvez por ser a de maior credibilidade a nível nacional) e que colocava de parte o "Portela + 1" (claro, ninguém quer gastar fortunas em remendos).
Basta ler outra vez o "Portela + 1" associado ao conteúdo de toda a entrevista para se perceber a pressão do lobby do norte para que Lisboa opte por dois aeroportos de dimensão quase regional a nível europeu, com todas as desvantagens já apresentadas para o país.
É bom que venha o sol e bom tempo porque parece que muita gente precisa de férias para desanuviar e afogar mágoas.
Justiça
Interessante como todos aqueles a conta com a Justiça de uma forma ou outra agora utilizam a vitimização como arma de arremesso. Por vezes é porque a Justiça faz "perseguição política" como afirmam alguns "políticos" (entre aspas) detidos.
Agora diz-se que a Justiça faz "perseguição pessoal".
E neste último caso sem sequer a ASAE ter ido inspeccionar a qualidade da "fruta" e das condições de higiene em que era oferecida aos "clientes". Porque se o tivesse feito é que era lindo.