Portugal tem mais um polémica ao seu estilo, neste caso o aeroporto da OTA.
Já todos reconhecem que o aeroporto de Lisboa está esgotado com milhões de euros a perderem-se anualmente por voos cancelados devido a falta de capacidade, que é surrealista tentar uma maior frequências de aviões a levantarem e aterrarem sobre a capital do país com os problemas de segurança que isso levanta, que as centenas de milhões de euros enterrados frequentemente para aumentos de capacidade são apenas remendos.
Já existem desde 1969... Sim, 1969, quase quarenta anos, estudos e mais estudos sobre a localização do novo aeroporto. Montijo, Rio Frio, Ota, Alcochete, umas ideias peregrinas de mini aeroportos de provincia em torno da capital, tudo para todos os gostos.
A OTA, bem ou mal e até poderão existir todas as dúvidas legítimas, já é falado como novo aeroporto práticamente desde o governo de António Guterres. Já se sabe desde que o Governo tomou posse que era a decisão, e mesmo o Governo anterior já referia data de início de obras para o mesmo.
Tudo caladinho ...
Mas agora todos vêm falar de "parar para pensar", "reflectir", etc., etc., seja por razões de guerra partidária (ou existiam "interesses" na escolha do Montijo ou existem agora "interesses" na OTA), seja por "guerras" norte-sul com receio de perda de influencia do aeroporto Sá Carneiro.
Fala-se mesmo em enterrar largas centenas ou milhares de milhões de Euros num aeroporto provisório em Montijo "para dar tempo para pensar" ....
Quase 40 anos deve ser pouco para os nossos decisores ... têm que "pensar" ainda mais ...
E muitos querem que o processo volte à estaca zero, a 1969 ...
É a mentalidade portuguesa do adiar, adiar, adiar.
Ou criticar, criticar, criticar sem dar alternativa.
Ou dá-la apenas quando o que criticam já foi decidido, evitando assim o risco de a "sua" alternativa ser escolhida e revelar-se tão fraca como a que criticam ...
Uma tristeza...
Decidam e avancem ... O país e a capital não podem estar mais tempo à espera.