Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008
O nacional-porreirismo
Os portugueses sempre foram uns grandes adeptos do nacional-porreirismo. Protestamos pela "balda" do país, que ninguém cumpre a lei, que ninguém é responsável, mas mal são tomadas medidas para evitar essas situações, somos logo contra quem quer colocar alguma ordem nas coisas ou exigir responsabilidades. Basta ver dois casos dos muitos que por aí há :

ASAE
Veio por ordem no regabofe português contra o qual todos protestavam. Agora são criticados por ser muito "duros" e outras asneiradas do género ao ficarmos com pena dos "coitadinhos" que são, e bem, apanhados nas malhas da lei. Até o partido "da lei e ordem", o CDS-PP agora é contra a ASAE.

É deixá-los pousar e esperar que não volte na área de intervenção da ASAE o "nacional-porreirismo".

Exames para professores
Basta ler o que veio hoje no Correio da Manhã:
"Para Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, “todo o estatuto de carreira docente está construído para que o ministério veja num grupo de professores os carrascos dos outros docentes. Em 90 minutos, num qualquer azar, o jovem é eliminado”, diz o sindicalista, sublinhando que quem sai da faculdade é já sujeito a quatro obstáculos: “A avaliação da formação científica, no estágio profissional, como contratados e quando entram para os quadros e, passadas estas três etapas, quando estão sujeitos a um período probatório.” A nova prova traz “a certeza de que milhares de jovens são eliminados”.

Bem vindos ao mundo real.

No mundo real os alunos a vários níveis têm exames em que "com azar", chumbam. Talvez por isso muitos dos professores do primário secundário sejam contra exames ou avaliações similares que demonstrem que o rei vai nu. Mas existem também provas para candidaturas a pós-licenciaturas, à entrada em empresas,  etc., etc., etc. E em que todos podem ter "azar" ...

Porque as coisas são simples. O sistema de educação básico e secundário está caótico, é despesista e com resultados entre o medíocre e o mau.

Algo tinha que se mudar.

Muda-se o estatuto da cadeira docente para evitar o insustentável "nós professores somos TODOS excelentes e porreiros, queremos subir na carreira sem chatices, estar o mínimo de tempo nas escolas e reformar cedo"  e a Fenprof protesta. Fez em alguma altura alguma sugestão para mudar o estado insustentável das coisas ? ZERO.

Muda-se o insustentável sistema de gestão das escolas, no mínimo para evitar o modelo colegial e irresponsável que tem sido um falhanço, criando entre outras coisas um director de escola que é responsável pelo que acontece na mesma, a Fenprof protesta. Fez em alguma altura alguma sugestão para mudar o estado insustentável das coisas ? ZERO.

E agora os exames, para evitar que continue como até agora em que qualquer um com uma licenciatura e pouco mais se arvorava professor com os resultados que conhecemos. Alguns estudos provaram que alguns professores não só davam mal a matéria como a conheciam mal e nem sabiam fazer os exames nacionais (isto na área de matemática). A Fenprof protesta. Fez em alguma altura alguma sugestão para mudar o estado insustentável das coisas ? ZERO.

As mudanças estão a ser feitas. Para melhor, pior, logo se verá. Mas mesmo agora surge alguma sugestão dos sindicatos para melhoria do sistema educativo ? ZERO. As negociações cingem-se aos sindicalistas "exigirem" que nada mude, que os "direitos" se mantenham. Os "direitos" que apenas levaram à péssima situação do ensino português.











publicado por HomoEconomicus às 19:33
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