Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Segunda-feira, 23 de Abril de 2007
Eleições Francesas
Realizou-se a primeira volta das eleições francesas.
Sarkozy, que apesar de tudo parece ser o que tem uma ideia mais coerente para a França venceu a primeira volta e provávelmente será o próximo Presidente da República.
Europeista convicto o que é sempre uma boa notícia.
Royal em segundo lugar. O surrealismo do que pretendia para a França levou a fuga de muitos votos dado que no séc. XXI já todos perceberam que não se faz omoletas sem ovos.
Queria entre outras coisas aumento de 19% do salário mínimo, proteccionismo prejudicial ao próprio pais, desejo de influenciar políticamente um Banco Central Europeu que se quer independente e outras ideias "originais".
No fundo o desejo do socialismoarcaico de mais e mais Estado, mais e mais despesa, e depois quem pagava eram os contribuintes franceses os custos directos e indirectos da implosão económica que aconteceria. E nós também.
Bayrou. Uma lufada de ar fresco da diferença, embora com poucos alicerces. Ficará com peso negocial nas próximas legislativas.
Le Pen. O grande derrotado. Os apaniguados da extrema-direita em todo o mundo imaginavam tendo em conta as últimas eleições presidenciais que a tendência seria sempre a subir, que os "amanhãs que cantam" da extrema-direita seriam impossíveis de travar. E os tumultos dos últimos anos, nos suburbios de Paris e não só, pareciam ser o que era necessário para a marcha vitoriosa. Foi antes uma derrota que matou políticamente Le Pen.
Estes resultados demonstraram o que já se sabia. A extrema-direita não consegue votos pelos seus méritos mas apenas quando existe demérito dos restantes, como voto de protesto e pouco mais. Tal aconteceu nas últimas eleições contra os arcaicos e desgastados Chirac e Jospin. Se existem alternativas, a extrema-direita cai.
Assim como é sabido que quanto maior a percentagem de votantes numas eleições menor a percentagem de votos nas facções extremistas. Fácil de perceber porquê.
Vejam:
http://portugueses-irritantes.blogspot.com
e ajudem a escolher o português que será considerado o mais irritante de todos para os seus próprios compatriotas.
Participa!
Comentar post