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Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007
Portela + 1
Saiu o célebre estudo da Associação Comercial do Porto que no fundo tem como único objectivo evitar a construção de um grande aeroporto na Grande Lisboa com todo o seu potencial de atracção de actividade económica retirando peso ao aeroporto Sá Carneiro.
É este o único objectivo desta proposta como os próprios já indirectamente deixaram descair ao longo dos tempos
E que propõem neste "estudo" ?
. Manutenção do ultrapassado aeroporto de Lisboa até 2030 continuando a enterrar-se dinheiro no mesmo para sucessivas melhorias;
. Manutenção de um aeroporto no meio da capital com todos os riscos e impacto ambiental inerentes;
. Construção ou adaptação do Montijo para um pequeno aeroporto que no entanto terá todos os custos de infraestrutura e funcionamento de um aeroporto, a somar aos mesmos custos do aeroporto de Lisboa. A capital do país ficaria ao nível europeu com 2 "aeroportozinhos".
Sim, poupava-se "umas massas" inicialmente, para enterrar parte em sucessivas melhorias da obsoleta Portela por um lado e depois muito mais seria necessário quando daqui a uns anos se chegasse à conclusão óbvia que era necessário um novo aeroporto único.
Já agora, o presidente da TAP é contra Portela+1 tendo em conta o seu impacto negativo sobre a companhia.
Mas isto é o lobby do norte a tentar suster o seu declíneo, não crescendo por si mas tentando que outras regiões não cresçam. Cadilhe vem falar que o estudo Portela+1 é conclusivo. Na verdade, mais barato não há... e mentes simples fazem comparações simples.
Já agora porquê fazer-se qualquer coisa ? Não fazendo nada ainda fica mais barato, e transformava-se o aeroporto Sá Carneiro como o aeroporto nacional, como é desejo do lobby do norte. Perguntem-lhes.
De Zé da Burra o Alentejano a 29 de Novembro de 2007 às 09:37
Será que é preciso um novo aeroporto?
Por isso PORTELA + MONTIJO (ambos os aeroportos já existem), o do Montijo necessita apenas de uma adaptação.
As razões que advogo são as seguintes:
1.º) Já existe no Montijo uma base aérea, que, com as necessárias adaptações, poderia servir como segundo aeroporto da capital: o aeroporto low cost " de Lisboa. A referida base aérea poderia ser transferida para a Ota ou Beja, onde existe outra, deixada há alguns anos pelos alemães que possui óptimas condições;
2.º) Lisboa ficaria assim com dois aeroportos civis como muitas outras cidades no mundo e Lisboa poderia beneficiar da aliciante turística de ter dois aeroportos: um dentro da própria cidade e outro não muito longe e servida por um transporte rápido e cómodo: o metropolitano que proponho venha a servir o futuro aeroporto de Lisboa;
3.º) A questão do novo aeroporto deve ter em atenção o que for decidido para o comboio de alta velocidade, o RAVE/TGV, que deverá passar pelo Montijo e ter aí uma paragem, de onde seguirá em baixa velocidade até à Gare do Oriente, de resto como acontecerá se o aeroporto for construído na Ota ou Alcochete;
4.º) O terminal do TGV poderia ficar junto ao Aeroporto no Montijo, mas já está decidido que chegue à Gare do Oriente, portanto assim será, mas poderão aproveitar uma parte do traçado da linha já existente entre o Barreiro, Caia e Badajoz, poupando-se algum dinheiro em expropriações;
5.º) A margem sul é uma zona plana e é, por excelência, o local de expansão da cidade de Lisboa, limitada que está a Norte por uma cadeia de serranias;
6.º) Três grandes Empreendimentos ainda em grande desenvolvimento estão a Sul do Tejo: A Autoeuropa, Emreendimento turístico de Tróia e Complexo industrial de Sines;
7.º) O Montijo permitiria captar passageiros da raia espanhola, que, sendo servido pelo TGV fica a cerca de 200 Km, enquanto que Madrid está a mais de 300 Km, estando o respectivo Aeroporto a 15 Km do outro lado, em Barajas;
8.º) A OTA por ser mais longe de Lisboa é obviamente pior para o turismo de Lisboa;
O TGV nem necessitaria de chegar a Lisboa, ficaria muito bem no Montijo, mas como a decisão já foi tomada e vai mesmo até à Gare do Oriente, não vou insistir mais nisso.
Caso o Governo insista em desactivar o aeroporto da Portela, Alcochete deverá ser a melhor solução porque consegue reunir muitas das vantagens acima referidas.
Zé da Burra o Alentejano
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