Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Quarta-feira, 25 de Julho de 2007
Será que ouvi bem ? - 2
Será que entramos na era do surrealismo ?

Basta ler no Diário Digital ...

"Festa do Avante: PCP evoca 90 anos da Revolução de Outubro

O PCP vai evocar na «Festa do Avante» deste ano, marcada para os dias 07, 08 e 09 de Setembro, os 90 anos da Revolução de Outubro, assinalando a criação do «primeiro estado proletário do mundo».


Estado proletário ? Alguém acredita que na ex-URSS era o povo, os proletários, "quem mais ordenava" ?


Uma ditadura com base numa nomenclatura dirigente que aplicava o "socialismo real" que resultava como se provou depois da queda do Muro de Berlim, num subdesenvolvimento sócio-económico em que apenas a dita nomenclatura beneficiava dos prazeres da vida ocidental pelo acesso a divisas, bens e serviços com que o "proletariado" nem sonhava.


E o KGB e o Muro de Berlim seriam para evitar que os desgraçados dos ocidentais emigrassem em massa para o paraíso das "ditaduras do proletariado" ?


Estranho que no Muro de Berlim só foram assassinados aqueles que procuravam fugir do paraíso socialista para o decadente ocidente.

 

"O dirigente do PCP Alexandre Araújo referiu-se à revolução de 1917 como «um acontecimento maior da história da humanidade»."


Maior, concerteza, foi um dos grandes acontecimentos da história da humanidade, mas que não deixou boas recordações.


"«Os 90 anos da Revolução de Outubro, a luta dos trabalhadores e dos povos pela paz, a democracia, o progresso e o socialismo» serão também o mote para uma exposição no Espaço Internacional, disse."


Paz  ?
Talvez se esteja a falar  do acordo  feito com Adolf Hitler,  ou mesmo da colocação  nos anos 80 dos misseis nucleares SS-20 apontados à Europa  Ocidental, em nome da "paz". Já nem falando dos planos divulgados de invasão da Europa Ocidental numa "fuga para a frente" caso fosse necessário para a sobrevivência do "socialismo". Isso felizmente que o "traidor" do Gorbachev travou.

Democracia ?
Onde, na URSS ou nos países de Leste onde a Stasi e o KGB entre outros serviam para prender, torturar e assassinar dissidentes ?  Ou nos milhões  de  assassinados por Estaline ? Nas "eleições" ? Mesmo Zita Seabra disse o óbvio. Para o PCP a democracia não era (nem é) muito levada em consideração.

Progresso ?
Viu-se o estado sócio-económico, ambiental, etc. que a queda do Muro de Berlim e tudo o resto que se seguiu revelou sobre o estado da URSS e países de Leste.

Virão alguns dizer que agora aumentaram as "desigualdades sociais".

Aumentam sempre que há liberdade para os que querem singrar na vida o fazerem e obter os frutos disso. Mas a vantagem é que a riqueza adicional do país servirá para caso necessário ajudar os mais necessitados, que mesmo assim na esmagadora maioria das situações estão melhor que no igualitarismo da miséria ou pouco mais do "socialismo real".
No "socialismo real" não só não existe riqueza para distribuir, como a nomenclatura óbviamente não prescindia da sua.

Socialismo ?
OK, chamem-lhe o que quiserem.


Percebe-se que o PCP nunca conseguirá criticar a Revolução de Outubro. Mas devia ser mais comedido nos elogios para não cair no ridículo.

Ou olhar para os "países irmãos" como Cuba, pais que que desculpando-se com o "bloqueio americano" para a miséria em que a ilha está (basta visitar), não morrem à fome graças às cada vez maiores importações de produtos alimentares de um país ... EUA.
E claro, o "bloqueio americano" não é a causa da miséria, nem os cubanos caem nessa embora naturalmente tenham receio de o afirmar.

Ou para a Coreia em que a miséria é absoluta, a fome existe e é parcialmente colmatada pelas ofertas de produtos alimentares da "inimiga" Coreia do Sul e em que  nomenclatura dirigente vive ao melhor nível ocidental e enriquece com o tráfico de armas, tráfico de droga e falsificação de dólares.
Isto quando não querem construir armas nucleares em nome talvez da ... "paz".


Como se diz, entramos na "silly season" ...

 


publicado por HomoEconomicus às 18:14
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

A bofetada de luva branca...

Por cá e por lá depois da...

A verdade dos factos

Facilitismos

O Tratado de Lisboa. O Te...

Racismos, xenofobias e ou...

Os combustíveis e a demag...

O Estado da Economia

Por cá e por lá, felizmen...

Justiça Desportiva

arquivos

Novembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds