Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007
Portela + 1
Saiu o célebre estudo da Associação Comercial do Porto que no fundo tem como único objectivo evitar a construção de um grande aeroporto na Grande Lisboa com todo o seu potencial de atracção de actividade económica retirando peso ao aeroporto Sá Carneiro.

É este o único objectivo desta proposta como os próprios já indirectamente deixaram descair ao longo dos tempos

E que propõem  neste "estudo" ?

. Manutenção do ultrapassado aeroporto de Lisboa até 2030 continuando a enterrar-se dinheiro no mesmo para sucessivas melhorias;
. Manutenção de um aeroporto no meio da capital com todos os riscos e impacto ambiental inerentes;
. Construção ou adaptação do Montijo para um pequeno aeroporto  que no entanto terá todos os custos de infraestrutura  e funcionamento de um aeroporto, a somar aos mesmos custos do aeroporto de Lisboa. A capital do país ficaria ao nível europeu com 2 "aeroportozinhos".

Sim, poupava-se "umas massas" inicialmente, para enterrar parte em sucessivas melhorias da obsoleta Portela por um lado e depois muito mais seria necessário quando daqui a uns anos se chegasse à conclusão óbvia que era necessário um novo aeroporto único.

Já agora, o presidente da TAP é contra Portela+1 tendo em conta o seu impacto negativo sobre a companhia.

Mas isto é o lobby do norte a tentar suster o seu declíneo, não crescendo por si mas tentando que outras regiões não cresçam. Cadilhe vem falar que o estudo Portela+1 é conclusivo. Na verdade, mais barato não há... e mentes simples fazem comparações simples.

Já agora porquê fazer-se qualquer coisa ? Não fazendo nada ainda fica mais barato, e transformava-se o aeroporto Sá Carneiro como o aeroporto nacional, como é desejo do lobby do norte. Perguntem-lhes.


publicado por HomoEconomicus às 10:44
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Zé da Burra o Alentejano a 29 de Novembro de 2007 às 09:37
Será que é preciso um novo aeroporto?
Por isso PORTELA + MONTIJO (ambos os aeroportos já existem), o do Montijo necessita apenas de uma adaptação.

As razões que advogo são as seguintes:

1.º) Já existe no Montijo uma base aérea, que, com as necessárias adaptações, poderia servir como segundo aeroporto da capital: o aeroporto low cost " de Lisboa. A referida base aérea poderia ser transferida para a Ota ou Beja, onde existe outra, deixada há alguns anos pelos alemães que possui óptimas condições;

2.º) Lisboa ficaria assim com dois aeroportos civis como muitas outras cidades no mundo e Lisboa poderia beneficiar da aliciante turística de ter dois aeroportos: um dentro da própria cidade e outro não muito longe e servida por um transporte rápido e cómodo: o metropolitano que proponho venha a servir o futuro aeroporto de Lisboa;

3.º) A questão do novo aeroporto deve ter em atenção o que for decidido para o comboio de alta velocidade, o RAVE/TGV, que deverá passar pelo Montijo e ter aí uma paragem, de onde seguirá em baixa velocidade até à Gare do Oriente, de resto como acontecerá se o aeroporto for construído na Ota ou Alcochete;

4.º) O terminal do TGV poderia ficar junto ao Aeroporto no Montijo, mas já está decidido que chegue à Gare do Oriente, portanto assim será, mas poderão aproveitar uma parte do traçado da linha já existente entre o Barreiro, Caia e Badajoz, poupando-se algum dinheiro em expropriações;

5.º) A margem sul é uma zona plana e é, por excelência, o local de expansão da cidade de Lisboa, limitada que está a Norte por uma cadeia de serranias;

6.º) Três grandes Empreendimentos ainda em grande desenvolvimento estão a Sul do Tejo: A Autoeuropa, Emreendimento turístico de Tróia e Complexo industrial de Sines;

7.º) O Montijo permitiria captar passageiros da raia espanhola, que, sendo servido pelo TGV fica a cerca de 200 Km, enquanto que Madrid está a mais de 300 Km, estando o respectivo Aeroporto a 15 Km do outro lado, em Barajas;

8.º) A OTA por ser mais longe de Lisboa é obviamente pior para o turismo de Lisboa;

O TGV nem necessitaria de chegar a Lisboa, ficaria muito bem no Montijo, mas como a decisão já foi tomada e vai mesmo até à Gare do Oriente, não vou insistir mais nisso.

Caso o Governo insista em desactivar o aeroporto da Portela, Alcochete deverá ser a melhor solução porque consegue reunir muitas das vantagens acima referidas.

Zé da Burra o Alentejano



Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

A bofetada de luva branca...

Por cá e por lá depois da...

A verdade dos factos

Facilitismos

O Tratado de Lisboa. O Te...

Racismos, xenofobias e ou...

Os combustíveis e a demag...

O Estado da Economia

Por cá e por lá, felizmen...

Justiça Desportiva

arquivos

Novembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds