Comentários e opiniões sobre a actualidade nacional e internacional, económica e não só.
Segunda-feira, 20 de Agosto de 2007
Um Norte infelizmente em desnorte, sem rei nem roque
Continuam a surgir notícias de um Norte infelizmente  desnorteado, principalmente por falta de uma liderança forte e que corte com o que tem acontecido mais recentemente e também com o aparente complexo de inferioridade com a capital do país que serve de bode expiatório para a decadência recente do Norte.

E porque se pode falar de desnorte ?

Estudos
Tem-se uma Associação de Comércio do Porto a fazer um estudo sobre Portela + 1. Talvez para ver o que fica mais "baratinho", como NÃO fizeram com o aeroporto Sá Carneiro, com o Metro do Porto, etc., etc.

Mas porque será feito este estudo ? Quais os interesses que óbviamente existem por trás ? Como já referi, o problema é que através de todo esta pressão contra o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) as gentes do Norte passam uma mensagem simples. Segundo eles o aeroporto Sá Carneiro só é viável se Lisboa continuar com remendos. Se mantiver um aeroporto obsoleto, ultrapassado, subdimensionado, indigno de uma capital europeia, com riscos potenciais por estar no meio da capital numa zona densamente urbanizada para além da poluição ambiental. E depois existir o "+1", tornando com a soma dos dois aeroportos e respectivos custos de funcionamento incomportáveis o aeroporto Sá Carneiro mais atractivo.

E se as associações empresariais do Sul tivessem mandado fazer estudos sobre os muitos milhões enterrados num aeroporto Sá Carneiro com pés de barro (segundo os "pensantes" do Norte), sobre os muitos milhões da Casa da Música, sobre o metro do Porto e seu traçado, etc., etc. ?

O que diriam as "gentes do Norte" ?

Referendos
Agora vem-se pedir um referendo sobre o TGV e o NAL. Sobre o último as razões são óbvias.
Sobre o TGV não se percebe se querem daqui a uma vintena de anos ter comboios com tecnologias de mais de meio século, se querem ter a única capital europeia sem ligação às restantes capitais por TGV, se por complexos receiam que com TGV as pessoas venham do norte para o sul em vez de pensarem o contrário, ou se queriam o TGV apenas se o Porto estivesse directamente ligado a Madrid.

Apito Dourado
Começar por referir que o Norte é muito mais que o FCP, e se a este convém passar a imagem inversa, essa está naturalmente errada. E não esquecendo que o FCP é muito mais que os dirigentes e alguns adeptos do FCP.

Milão é mais que o AC Milan e Turim é mais que a Juventus. E foram cidades e regiões que não morreram quando os seus clubes foram devidamente penalizados quando se provou que cometeram actos ilícitos.

Provando-se aqui actos ilícitos, o FCP é tão grande ou maior que o AC Milan e Juventus pelo que deve arcar com as consequências como estes clubes italianos arcaram.

No célebre "Apito Dourado" o desnorte é total, o que em si é revelador de algo. Quem não deve, não teme.

E o que se tem tido ?

. Apresentação pelos dirigentes do FC Porto e seus aliados de um documento "da PJ" estranhamente anónimo que procurava colocar em causa a PJ e a independência da PGR na investigação e que se provou ser falso.

Para lá da gravidade da falsificação de uma autoridade como a PJ, de se dizer que uma agência de comunicação andou por detrás do cozinhar do documento, se o documento fosse verdadeiro e com acusações no mínimo novas tal apenas indicaria que o FCP e o SLB deviam ser punidos caso se provassem acusações.

ÓBVIAMENTE não ilibaria o FCP, apenas criaria 2 "apitos".

Estranhamente, ou talvez não, parece que se anteriormente todos queriam a divulgação do "documento da PJ", agora já não querem uma investigação da PGR sobre como foi o falso documento criado. Porque será ?

. Quase ao mesmo tempo surgem documentos assinados  que acusam o Ministério Público do Norte de conluio com o FCP nomeadamente no arquivamento rápido das acusações do "Apito Dourado" feito anteriormente. A isto soma-se suspeições sobre a fuga de Pinto da Costa para Espanha na primeira fase do processo, calculando-se que foi avisado pelas próprias autoridades que o investigavam ...

Também em relação a estes documentos e acusações o PGR tomou a melhor medida, investiguem-se.

. Ameaças de morte aos actores do filme "Corrupção". Estratégia errada dado que não só traz publicidade extra ao filme como indica que se calhar o filme se aproxima mais da realidade do que aquilo que se diz.

. Assalto ao jornal Correio da Manhã para pressionar a jornalista que cobre o processo do "Apito Dourado".

. Declarações de uma gémea de uma das testemunhas do processo feitas de forma no mínimo original conforme notícias vindas a público.

Em suma, desespero de causa, nada mais.

-------------------------

Ou seja, temos infelizmente um norte em desnorte, situação agravada por estar baseado num modelo económico e empresarial que entrou em colapso com a globalização e aperto da concorrência.

O Norte precisa de uma nova alma:

. Novos dirigentes para o seu clube de maior dimensão e que cortem com um passado que o clube não merece;

. Novos empresários e novo modelo empresarial para se desenvolver económicamente e para lá da mera mão-de-obra barata;

. Novo líder que analise os problemas e os procure resolver sem a desculpa fácil de culpar "o sul" por tudo o que acontece. Preferencialmente sem ligações clubísticas.


Claro que apesar disto tudo, felizmente o Norte em todos os aspectos continua a ter aspectos extremamente positivos. Só necessita é de "varrer" os dirigentes actuais para as coisas melhorarem.

E claro que a verdadeira gente do Norte é muito mais que as "gentes do Norte" que certas elites actuais do sistema procuram dar a entender que representam ou simbolizam, o que felizmente não é verdade.


publicado por HomoEconomicus às 09:31
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

A bofetada de luva branca...

Por cá e por lá depois da...

A verdade dos factos

Facilitismos

O Tratado de Lisboa. O Te...

Racismos, xenofobias e ou...

Os combustíveis e a demag...

O Estado da Economia

Por cá e por lá, felizmen...

Justiça Desportiva

arquivos

Novembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds